Ter foco e concentração é um dos desafios que enfrentamos na era da informação. A internet viabilizou a comunicação de uma maneira nunca imaginada, sites, aplicativos e redes sociais nos permitem acesso a muita informação e interação, e isso pode se tornar um problema.
Muitas atividades cotidianas requerem dedicação total e ter muitas distrações ao dispor dificultam nosso poder de concentração e foco. É necessário construir artifícios para que consigamos dar andamento em nossas atividades sem nos alienarmos do mundo.
Confira abaixo algumas estratégias que podem auxiliar na busca do equilíbrio entre se manter informado sem se tornar disperso no meio de tantas possibilidades que a internet se propõe.
Como lidar com o excesso de informação?
A quantidade de informações a que somos submetidos é uma das responsáveis por termos tanta dificuldade em manter o foco e a concentração. Redes sociais, portais de notícias e aplicativos de mensagens nos fazem ter a impressão de termos que estar sempre conectados.
A sensação de angústia por privação de acesso aos dispositivos móveis e redes sociais chegou a ser identificada como uma das novas síndromes que acometem as pessoas, conhecida como FoMO (do inglês Fear of Missing Out, podendo ser traduzida como “o medo de perder algo”).
Há muitas técnicas que prometem melhorar a qualidade e diminuir a quantidade de informações que somos submetidos, no entanto, sempre que sentir que algo está tomando proporções incontroláveis o indicado é buscar ajuda profissional.
Uma maneira de diminuir fatores que impedem você ter foco e concentração nas tarefas que quer desenvolver é começar a cronometrar o tempo gasto nas redes sociais. Isso pode servir como um gatilho sobre a quantidade de tempo investido e pode auxiliar a contornar essa situação. Há aplicativos específicos que computam essas informações, mas fique atento, não adianta ter o diagnóstico de um problema e não traçar estratégias para resolvê-lo.
O que fazer para não perder o foco e a atenção?
O primeiro passo é entender como funciona sua rotina e como você gostaria que ela funcionasse. Nessa reflexão é interessante levar em consideração a quantidade de tempo que você deseja investir em cada tarefa diária.
O segundo passo é desenvolver alguns hábitos que possam auxiliar na rotina. Preparamos uma lista com algumas dicas práticas para te ajudar nessa jornada, confira:
– Aprenda a dizer não às tarefas secundárias;
– Faça um planejamento das ações que deseja executar;
– Organize uma lista de prioridades;
– Defina dias e horários de início e término das atividades;
– Separe uma tarefa grande em pequenas partes para realizá-las gradativamente;
– Desenvolva um painel das conquistas alcançadas;
– Destrinche os planejamentos que não obtiveram sucesso para entender a raiz do problema.
O terceiro passo é retirar da área de alcance todas as coisas que tiram foco. Deixe o celular desconectado da internet sempre que possível e, para quem trabalha no computador, deixe aberto apenas programas necessários para a execução da tarefa.
O quarto e último passo é executar as tarefas que necessitam de foco e atenção utilizando fones de ouvido. Há inúmeros áudios nos aplicativos de vídeos e de músicas que são destinados para o período de estudo e concentração. Músicas podem ter o efeito contrário, então não hesite em utilizar áudios que inibam os barulhos exteriores e que não prensam sua atenção.
Deseja mais dicas sobre como ser mais produtivo? Conta pra nós o que achou desse post e como ele te ajudou nos comentários 🙂