5 hábitos que vão te ajudar a vencer a procrastinação

5 hábitos que vão te ajudar a vencer a procrastinação

Por mais que lutemos contra, chega um momento que nos entregamos de corpo e alma a procrastinação. Isso pode ser até aconselhável, em casos de estresse e rotina agitada, porém fazer da procrastinação uma tônica no cotidiano pode ser um dos piores erros de sua vida.

Além de viciar, esse hábito impede que avancemos em diversas áreas da nos vida, seja no mercado profissional, seja na ampliação dos conhecimentos e até mesmo em nossos relacionamentos com amigos e familiares.

Desse modo, se você deseja largar de vez esse vício tão nocivo ao nosso desenvolvimento, fique conosco e confira a seguir, os 5 hábitos que vão te ajudar a vencer a procrastinação. Acompanhe:

1. Dividir para facilitar

Mark Twain, um importante escritor norte americano cravou a seguinte frase: “O segredo de chegar na frente é começar. O segredo de começar é quebrar tarefas esmagadoramente complexas, transformando-as em pequenas tarefas manuseáveis, e depois iniciar com a primeira.”

Com isso, podemos dizer que, se uma tarefa pareça complicada, uma das melhores opções para realizá-la e sair da procrastinação é dividindo-a em várias partes, a fim de facilitar o todo processo.

Desse modo, você consegue dar um passo de cada vez em direção contrária a procrastinação.

2. Planejamento

Todos sabemos que a organização é a chave para o sucesso. Sendo assim, depois que você conseguiu dividir aquela tarefa enfadonha em várias tarefas simples, é preciso coordenar um tempo específico para poder realizá-las.

Desse modo, sempre planeje com antecedência todos os seus afazeres do dia seguinte. Assim, você começa a construir uma rotina que acaba se tornando um hábito, ao invés de uma obrigação. E com isso, consegue realizar tudo o que deseja antes que a procrastinação tome conta do dia.

3. Primeiro o dever, depois o prazer

Um erro muito comum de quem quer abandonar a procrastinação é deixar para a última hora do dia aquelas tarefas que são mais complexas. Sabemos onde isso vai dar: você inicia o seu dia pensando que ainda tem muito tempo pela frente, porém as horas passam e você se dá conta que não é mais possível executar a obrigação a tempo.

No final, tudo acaba ficando para o dia seguinte, inclusive o ciclo da procrastinação. Desse modo, lembre-se sempre: o mais importante sempre vem em primeiro lugar.

4. Inicie uma tarefa prazerosa

Evidentemente, é muito difícil tornar todas as tarefas obrigatórias e maçantes em momentos prazerosos e estimulantes. Isso significa que é preciso preencher os espaços vagos, ou até mesmo criar um espaço na sua rotina, para atividades que te dão prazer, como:

– Música;

– Arte;

– Esporte;

– Entre outras.

Além de tornar o dia mais amistoso, você estimula várias áreas do seu cérebro que podem auxiliar na fuga da procrastinação.

5. Autoconhecimento

É sempre importante lembrar que a mudança tão aguardada não chegará da noite para o dia. Dessa maneira, o autoconhecimento entra como uma ferramenta de extrema importância para perceber os erros e aperfeiçoar os detalhes.

Quando você entende e reconhece suas falhas, você pode usá-las a seu favor, evitando que ocorram novamente, além de estabelecer metas para finalmente montar uma rotina prazerosa e produtiva.

Gostou destas dicas? Me deixa saber nos comentários 🙂

A importância da organização pessoal para alcançar o sucesso profissional

Não é segredo pra ninguém que nossa rotina está cada vez mais atribulada. Neste contexto, muitas vezes nos pegamos sem a motivação e produtividade necessárias no ambiente de trabalho. Ao passo que este resultado é consequência de muita coisa que nos cerca, ele também está ligado a um aspecto muito mais individual do que você imagina: a nossa organização pessoal.

Antes de mais nada, organização pessoal é um termo bastante complexo. Não se trata apenas da organização do seu ambiente de trabalho, mas também do seu raciocínio e das suas emoções. Quando este conjunto está fora de ordem, seus resultados profissionais são diretamente prejudicados.

Quer entender melhor como o fato de ser um profissional organizado te aproxima do sucesso? Confira na sequência do artigo.

Organização pessoal aplicada ao trabalho

Organização pessoal é definida como a habilidade de manter a ordem e seguir determinadas sequências de ações. Partindo deste princípio, é fácil entender um dos pilares deste conceito: o aproveitamento do tempo.

Sim, exatamente aquele tempo que você repete que está “corrido”, onde tudo é pedido “pra ontem”. Gerir esse tempo tem a ver com questões como as distrações. Em um mundo cada vez mais conectado, é normal que passemos por elas. No entanto, em uma escala maior, isso gera acúmulo de atividades, total perda de foco e, consequentemente, improdutividade.

Foco é uma palavra importante, pois está atrelada a objetivos. E a organização pessoal aplicada ao contexto profissional tem tudo a ver com isso. Sem planejamento, sem metas e sem um plano de ação bem estabelecido, não há como saber como se planejar e muito menos onde chegar. Todos os dias, devemos nos desafiar a estabelecer prioridades, respeitar prazos e, assim, criar “recompensas” que estimulem a nossa motivação.

O próprio período em que estamos vivendo tem tudo a ver com organização pessoal. Em virtude da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social, muitas empresas tiveram que adotar o sistema de trabalho home office. E, como bem sabemos, manter a organização e o foco em casa é ainda mais difícil, pois há mais elementos que induzem a procrastinação.

Dicas de organização pessoal

Como supracitado, uma das facetas da organização pessoal está ligada ao espaço físico. Portanto, algo fundamental para otimizar seu tempo e melhorar a produtividade é manter uma mesa organizada, onde você encontre informações relevantes com maior facilidade.

Em tempos de home office, a necessidade de organização de um ambiente é ainda maior, de forma que sua casa realmente seja o seu escritório.

Entender o que te atrapalha também é um ótimo começo para se organizar melhor. O que de fato está afetando a produtividade dentro da sua atividade? São os atrasos? As distrações? Identifique os problemas e crie um plano de ação para saná-los.

A tecnologia, se bem utilizada, também se configura como uma boa aliada. E, claro, organizar-se pessoalmente não é abandonar a socialização e seus lazeres. Afinal, uma mente tranquila estimula a motivação e a criatividade.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento profissional e gerencial, acompanhe o nosso blog!

Photo by Rachael Gorjestani on Unsplash

Como lidar com a ansiedade e não ficar paralisado

Como lidar com a ansiedade e não ficar paralisado

Ansiedade é um conjunto de sensações, incluindo medo, insegurança e incerteza, que o indivíduo experimenta algumas vezes durante a vida.

Esse sentimento surge, geralmente, diante de algumas situações da vida sobre as quais não temos controle ou que podem nos afetar direta ou indiretamente.

É muito importante aprender a lidar com a ansiedade, visto que é um sentimento muito comum e que traz consigo diversas consequências como a paralisação e a falta de atitude, geralmente provocadas pelo medo e pela insegurança. O que fazer quando isso acontece? Veja a seguir.

O que fazer para controlar a ansiedade?

Conheça algumas medidas simples, porém eficazes para controlar e reduzir os seus níveis de ansiedade.

Melhore a respiração

Alteração na respiração é um dos principais sintomas da ansiedade. Por isso, controlar o ar que entra e sai dos pulmões é importante para o sistema nervoso se manter calmo e equilibrado.

Inspire e expire lentamente e de forma profunda. Faça isso especialmente diante de situações desafiadoras.

Faça atividade física

Exercícios físicos são bons para a saúde do corpo e da mente. Procure se movimentar todos os dias por, pelo menos, 30 minutos.

Escolha lugares ao ar livre para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou fazer um alongamento. É uma ótima maneira de organizar os pensamentos e até entender por que muitos deles se apresentam a você.

Diminua o seu estresse

Busque maneiras interessantes para afastar o estresse da sua vida. É claro que muitas situações estressantes são inevitáveis como as cobranças no trabalho, por exemplo, mas procure lidar com isso de uma forma que não o influencie tanto.

Outra dica é evitar notícias ruins que sempre estão estampadas em jornais, internet e televisão. Informe-se daquilo que é importante ficar sabendo, mas não alimente o seu medo e as suas incertezas. Mergulhe em outras tarefas que a afastem do que lhe gera ansiedade.

Melhore a alimentação

Uma boa alimentação é fundamental para evitar e controlar os picos de ansiedade. Inclua em sua dieta os alimentos ricos em triptofano, aminoácido que estimula a serotonina que, por sua vez, é responsável pela sensação de bem-estar no organismo.

Evite alimentos muito açucarados, gorduras, frituras e ricos em cafeína que podem estimular o seu corpo e a sua mente mais do que o normal promovendo picos de inquietação.

Viva o presente

Não se prenda a acontecimentos do passado e nem fique imaginando como será o futuro. Estimule a sua mente a entender que não temos o controle de tudo e o melhor que temos a fazer é viver aquilo que nos é dado, o que está ao nosso alcance.

Isso vale para tudo:

– Aproveite a companhia das pessoas queridas;

– Brinque mais com o seu cachorro;

– Saboreie uma refeição com carinho e atenção aos alimentos;

– Foque em uma atividade por vez;

– Aproveite o ócio de vez em quando;

– Durma bem;

Não tenha medo de tomar decisões

O medo causado pela ansiedade pode retardar e até impedir a tomada de decisões, fundamental em todos os setores da nossa vida. Pode ser o medo de se candidatar a um novo emprego, começar um curso diferente, entrar em contato com alguém que está distante entre outras situações.

Não deixe que a ansiedade lhe impeça de tomar atitudes que são importantes para a sua vida.

Reduza ao máximo a possibilidade disso acontecer se mantendo sempre organizado, conhecendo bem as suas emoções e as suas possibilidades, se cercando de medidas de segurança que lhe façam se sentir confortável e acreditando que há sim chances de tudo dar certo, mas para isso é preciso tentar.

Ansiedade é uma sensação que faz parte da vida de todas as pessoas sendo, portanto, algo normal. No entanto, quando nos impede de dar passos importantes, precisa ser investigada e controlada o quanto antes.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixa sua pergunta aqui nos comentários pra gente! 🙂

O primeiro passo para não perder o foco e concentração

Ter foco e concentração é um dos desafios que enfrentamos na era da informação. A internet viabilizou a comunicação de uma maneira nunca imaginada, sites, aplicativos e redes sociais nos permitem acesso a muita informação e interação, e isso pode se tornar um problema.

Muitas atividades cotidianas requerem dedicação total e ter muitas distrações ao dispor dificultam nosso poder de concentração e foco. É necessário construir artifícios para que consigamos dar andamento em nossas atividades sem nos alienarmos do mundo.

Confira abaixo algumas estratégias que podem auxiliar na busca do equilíbrio entre se manter informado sem se tornar disperso no meio de tantas possibilidades que a internet se propõe.

Como lidar com o excesso de informação?

A quantidade de informações a que somos submetidos é uma das responsáveis por termos tanta dificuldade em manter o foco e a concentração. Redes sociais, portais de notícias e aplicativos de mensagens nos fazem ter a impressão de termos que estar sempre conectados.

A sensação de angústia por privação de acesso aos dispositivos móveis e redes sociais chegou a ser identificada como uma das novas síndromes que acometem as pessoas, conhecida como FoMO (do inglês Fear of Missing Out, podendo ser traduzida como “o medo de perder algo”).

Há muitas técnicas que prometem melhorar a qualidade e diminuir a quantidade de informações que somos submetidos, no entanto, sempre que sentir que algo está tomando proporções incontroláveis o indicado é buscar ajuda profissional.

Uma maneira de diminuir fatores que impedem você ter foco e concentração nas tarefas que quer desenvolver é começar a cronometrar o tempo gasto nas redes sociais. Isso pode servir como um gatilho sobre a quantidade de tempo investido e pode auxiliar a contornar essa situação. Há aplicativos específicos que computam essas informações, mas fique atento, não adianta ter o diagnóstico de um problema e não traçar estratégias para resolvê-lo.

O que fazer para não perder o foco e a atenção?

O primeiro passo é entender como funciona sua rotina e como você gostaria que ela funcionasse. Nessa reflexão é interessante levar em consideração a quantidade de tempo que você deseja investir em cada tarefa diária.

O segundo passo é desenvolver alguns hábitos que possam auxiliar na rotina. Preparamos uma lista com algumas dicas práticas para te ajudar nessa jornada, confira:

– Aprenda a dizer não às tarefas secundárias;

– Faça um planejamento das ações que deseja executar;

– Organize uma lista de prioridades;

– Defina dias e horários de início e término das atividades;

– Separe uma tarefa grande em pequenas partes para realizá-las gradativamente;

– Desenvolva um painel das conquistas alcançadas;

– Destrinche os planejamentos que não obtiveram sucesso para entender a raiz do problema.

O terceiro passo é retirar da área de alcance todas as coisas que tiram foco. Deixe o celular desconectado da internet sempre que possível e, para quem trabalha no computador, deixe aberto apenas programas necessários para a execução da tarefa.

O quarto e último passo é executar as tarefas que necessitam de foco e atenção utilizando fones de ouvido. Há inúmeros áudios nos aplicativos de vídeos e de músicas que são destinados para o período de estudo e concentração. Músicas podem ter o efeito contrário, então não hesite em utilizar áudios que inibam os barulhos exteriores e que não prensam sua atenção.

Deseja mais dicas sobre como ser mais produtivo? Conta pra nós o que achou desse post e como ele te ajudou nos comentários 🙂

Photo by Ben White on Unsplash