Por mais que lutemos contra, chega um momento que nos entregamos de corpo e alma a procrastinação. Isso pode ser até aconselhável, em casos de estresse e rotina agitada, porém fazer da procrastinação uma tônica no cotidiano pode ser um dos piores erros de sua vida.
Além de viciar, esse hábito impede que avancemos em diversas áreas da nos vida, seja no mercado profissional, seja na ampliação dos conhecimentos e até mesmo em nossos relacionamentos com amigos e familiares.
Desse modo, se você deseja largar de vez esse vício tão nocivo ao nosso desenvolvimento, fique conosco e confira a seguir, os 5 hábitos que vão te ajudar a vencer a procrastinação. Acompanhe:
1. Dividir para facilitar
Mark Twain, um importante escritor norte americano cravou a seguinte frase: “O segredo de chegar na frente é começar. O segredo de começar é quebrar tarefas esmagadoramente complexas, transformando-as em pequenas tarefas manuseáveis, e depois iniciar com a primeira.”
Com isso, podemos dizer que, se uma tarefa pareça complicada, uma das melhores opções para realizá-la e sair da procrastinação é dividindo-a em várias partes, a fim de facilitar o todo processo.
Desse modo, você consegue dar um passo de cada vez em direção contrária a procrastinação.
2. Planejamento
Todos sabemos que a organização é a chave para o sucesso. Sendo assim, depois que você conseguiu dividir aquela tarefa enfadonha em várias tarefas simples, é preciso coordenar um tempo específico para poder realizá-las.
Desse modo, sempre planeje com antecedência todos os seus afazeres do dia seguinte. Assim, você começa a construir uma rotina que acaba se tornando um hábito, ao invés de uma obrigação. E com isso, consegue realizar tudo o que deseja antes que a procrastinação tome conta do dia.
3. Primeiro o dever, depois o prazer
Um erro muito comum de quem quer abandonar a procrastinação é deixar para a última hora do dia aquelas tarefas que são mais complexas. Sabemos onde isso vai dar: você inicia o seu dia pensando que ainda tem muito tempo pela frente, porém as horas passam e você se dá conta que não é mais possível executar a obrigação a tempo.
No final, tudo acaba ficando para o dia seguinte, inclusive o ciclo da procrastinação. Desse modo, lembre-se sempre: o mais importante sempre vem em primeiro lugar.
4. Inicie uma tarefa prazerosa
Evidentemente, é muito difícil tornar todas as tarefas obrigatórias e maçantes em momentos prazerosos e estimulantes. Isso significa que é preciso preencher os espaços vagos, ou até mesmo criar um espaço na sua rotina, para atividades que te dão prazer, como:
– Música;
– Arte;
– Esporte;
– Entre outras.
Além de tornar o dia mais amistoso, você estimula várias áreas do seu cérebro que podem auxiliar na fuga da procrastinação.
5. Autoconhecimento
É sempre importante lembrar que a mudança tão aguardada não chegará da noite para o dia. Dessa maneira, o autoconhecimento entra como uma ferramenta de extrema importância para perceber os erros e aperfeiçoar os detalhes.
Quando você entende e reconhece suas falhas, você pode usá-las a seu favor, evitando que ocorram novamente, além de estabelecer metas para finalmente montar uma rotina prazerosa e produtiva.
Gostou destas dicas? Me deixa saber nos comentários 🙂