Não é segredo pra ninguém que nossa rotina está cada vez mais atribulada. Neste contexto, muitas vezes nos pegamos sem a motivação e produtividade necessárias no ambiente de trabalho. Ao passo que este resultado é consequência de muita coisa que nos cerca, ele também está ligado a um aspecto muito mais individual do que você imagina: a nossa organização pessoal.
Antes de mais nada, organização pessoal é um termo bastante complexo. Não se trata apenas da organização do seu ambiente de trabalho, mas também do seu raciocínio e das suas emoções. Quando este conjunto está fora de ordem, seus resultados profissionais são diretamente prejudicados.
Quer entender melhor como o fato de ser um profissional organizado te aproxima do sucesso? Confira na sequência do artigo.
Organização pessoal aplicada ao trabalho
Organização pessoal é definida como a habilidade de manter a ordem e seguir determinadas sequências de ações. Partindo deste princípio, é fácil entender um dos pilares deste conceito: o aproveitamento do tempo.
Sim, exatamente aquele tempo que você repete que está “corrido”, onde tudo é pedido “pra ontem”. Gerir esse tempo tem a ver com questões como as distrações. Em um mundo cada vez mais conectado, é normal que passemos por elas. No entanto, em uma escala maior, isso gera acúmulo de atividades, total perda de foco e, consequentemente, improdutividade.
Foco é uma palavra importante, pois está atrelada a objetivos. E a organização pessoal aplicada ao contexto profissional tem tudo a ver com isso. Sem planejamento, sem metas e sem um plano de ação bem estabelecido, não há como saber como se planejar e muito menos onde chegar. Todos os dias, devemos nos desafiar a estabelecer prioridades, respeitar prazos e, assim, criar “recompensas” que estimulem a nossa motivação.
O próprio período em que estamos vivendo tem tudo a ver com organização pessoal. Em virtude da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social, muitas empresas tiveram que adotar o sistema de trabalho home office. E, como bem sabemos, manter a organização e o foco em casa é ainda mais difícil, pois há mais elementos que induzem a procrastinação.
Dicas de organização pessoal
Como supracitado, uma das facetas da organização pessoal está ligada ao espaço físico. Portanto, algo fundamental para otimizar seu tempo e melhorar a produtividade é manter uma mesa organizada, onde você encontre informações relevantes com maior facilidade.
Em tempos de home office, a necessidade de organização de um ambiente é ainda maior, de forma que sua casa realmente seja o seu escritório.
Entender o que te atrapalha também é um ótimo começo para se organizar melhor. O que de fato está afetando a produtividade dentro da sua atividade? São os atrasos? As distrações? Identifique os problemas e crie um plano de ação para saná-los.
A tecnologia, se bem utilizada, também se configura como uma boa aliada. E, claro, organizar-se pessoalmente não é abandonar a socialização e seus lazeres. Afinal, uma mente tranquila estimula a motivação e a criatividade.
Gostou das dicas? Para mais conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento profissional e gerencial, acompanhe o nosso blog!
Photo by Rachael Gorjestani on Unsplash