Como lidar com a ansiedade e não ficar paralisado

Como lidar com a ansiedade e não ficar paralisado

Ansiedade é um conjunto de sensações, incluindo medo, insegurança e incerteza, que o indivíduo experimenta algumas vezes durante a vida.

Esse sentimento surge, geralmente, diante de algumas situações da vida sobre as quais não temos controle ou que podem nos afetar direta ou indiretamente.

É muito importante aprender a lidar com a ansiedade, visto que é um sentimento muito comum e que traz consigo diversas consequências como a paralisação e a falta de atitude, geralmente provocadas pelo medo e pela insegurança. O que fazer quando isso acontece? Veja a seguir.

O que fazer para controlar a ansiedade?

Conheça algumas medidas simples, porém eficazes para controlar e reduzir os seus níveis de ansiedade.

Melhore a respiração

Alteração na respiração é um dos principais sintomas da ansiedade. Por isso, controlar o ar que entra e sai dos pulmões é importante para o sistema nervoso se manter calmo e equilibrado.

Inspire e expire lentamente e de forma profunda. Faça isso especialmente diante de situações desafiadoras.

Faça atividade física

Exercícios físicos são bons para a saúde do corpo e da mente. Procure se movimentar todos os dias por, pelo menos, 30 minutos.

Escolha lugares ao ar livre para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou fazer um alongamento. É uma ótima maneira de organizar os pensamentos e até entender por que muitos deles se apresentam a você.

Diminua o seu estresse

Busque maneiras interessantes para afastar o estresse da sua vida. É claro que muitas situações estressantes são inevitáveis como as cobranças no trabalho, por exemplo, mas procure lidar com isso de uma forma que não o influencie tanto.

Outra dica é evitar notícias ruins que sempre estão estampadas em jornais, internet e televisão. Informe-se daquilo que é importante ficar sabendo, mas não alimente o seu medo e as suas incertezas. Mergulhe em outras tarefas que a afastem do que lhe gera ansiedade.

Melhore a alimentação

Uma boa alimentação é fundamental para evitar e controlar os picos de ansiedade. Inclua em sua dieta os alimentos ricos em triptofano, aminoácido que estimula a serotonina que, por sua vez, é responsável pela sensação de bem-estar no organismo.

Evite alimentos muito açucarados, gorduras, frituras e ricos em cafeína que podem estimular o seu corpo e a sua mente mais do que o normal promovendo picos de inquietação.

Viva o presente

Não se prenda a acontecimentos do passado e nem fique imaginando como será o futuro. Estimule a sua mente a entender que não temos o controle de tudo e o melhor que temos a fazer é viver aquilo que nos é dado, o que está ao nosso alcance.

Isso vale para tudo:

– Aproveite a companhia das pessoas queridas;

– Brinque mais com o seu cachorro;

– Saboreie uma refeição com carinho e atenção aos alimentos;

– Foque em uma atividade por vez;

– Aproveite o ócio de vez em quando;

– Durma bem;

Não tenha medo de tomar decisões

O medo causado pela ansiedade pode retardar e até impedir a tomada de decisões, fundamental em todos os setores da nossa vida. Pode ser o medo de se candidatar a um novo emprego, começar um curso diferente, entrar em contato com alguém que está distante entre outras situações.

Não deixe que a ansiedade lhe impeça de tomar atitudes que são importantes para a sua vida.

Reduza ao máximo a possibilidade disso acontecer se mantendo sempre organizado, conhecendo bem as suas emoções e as suas possibilidades, se cercando de medidas de segurança que lhe façam se sentir confortável e acreditando que há sim chances de tudo dar certo, mas para isso é preciso tentar.

Ansiedade é uma sensação que faz parte da vida de todas as pessoas sendo, portanto, algo normal. No entanto, quando nos impede de dar passos importantes, precisa ser investigada e controlada o quanto antes.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixa sua pergunta aqui nos comentários pra gente! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *